quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ativ3

Data: 11/11/10
Tema: Unidade IV
Nome: Jenesi Rodrigues Silva

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias


Após estudo, o currículo é a caminhada que os alunos fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. É o recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade. Ele pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
Em nosso país não tem um currículo único nacional, pois o que nos interessa nesse momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo co as diferenças nas formas de aprender e na cultura que privilegiam conhecimentos da pedagogia contemporânea para oportunizar a todos o acesso ao conhecimento.
A variedade de projetos que circula no âmbito do sistema de ensino, preocupa o docente como conceber e articular para que a escola consiga de fato ensinar de forma integrada com as mídias e conteúdos curriculares dentro de uma visão construcionista.
Na pedagogia de projetos, o professor deixa de ser mero transmissor de informações e passa a ser um mediador, onde o aluno aprende questionando, pesquisando,buscando,descobrindo, compreendendo, criando e reconstruindo conhecimento.
Portanto, é necessário que o professor acompanhe o processo de aprendizagem do aluno, ou seja, compreenda sua trajetória histórica, seu universo cognitivo e afetivo. É imprescindível que ele tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica como mediador para poder intervir no processo de aprendizagem, na execução do projeto compreendido, sistematizado e formalizado pelo aluno, promovendo relações interpessoais entre eles nas atividades sociais, valores , crenças do meio em que vivem, levando em consideração as três possibilidades básicas para trabalhar com projetos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário